Saltar para o conteúdo

Início / MOOC

MOOC

MOOCEm 2015 foi lançado o primeiro MOOC da U.Porto, intitulado “As alterações climáticas nos média escolares”, que resultou de um trabalho de colaboração entre a unidade de tecnologias educativas e um grupo de docentes da FLUP e da FCUP, sob a coordenação do Professor José de Azevedo. Este MOOC é um dos resultados do projeto Clima@EduMedia, e está integrado no Programa AdaPT, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, IP, enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC).

A U.Porto suporta atualmente o desenvolvimento de MOOCs e outros cursos deste tipo através de duas plataformas principais:

  1. O Open edX, que se encontra atualmente disponível no endereço edxtest.up.pt.
  2. O MiriadaX, que pode ser usado pelos docentes da U.Porto no âmbito de um convénio assinado com a Universia.

Estas duas plataformas servem os seguintes objetivos:

  • O servidor Open edX disponível no endereço edxtest.up.pt permite o desenvolvimento de conteúdos do tipo MOOC para uso interno (no contexto das unidades curriculares em cursos conferentes de grau) e pretende promover a transformação de paradigmas pedagógicos (ex: flipped classrooms) e facilitar a familiarização com as ferramentas usadas neste contexto. Será  brevemente disponibilizado um segundo servidor do mesmo tipo, com o objetivo de oferecer cursos online gratuitos de alta qualidade, que sirvam como montra da oferta formativa da U.Porto.
  • O MiriadaX, com grande visibilidade no mundo iberoamericano, permitirá  alargar o âmbito da melhor oferta formativa da U.Porto. O mesmo curso poderá constar do catálogo de ambas as plataformas (Open edX, MiriadaX), desde que não exista sobreposição temporal da sua oferta ao público em geral.

Está igualmente a ser considerada a participação da U.Porto no edX Consortium, que permitiria colocar uma seleção da oferta formativa da U.Porto no servidor edx.org, conferindo-lhe visibilidade à  escala global.

É de salientar que o Open edX não pretende substituir o Moodle, que continua a ser a principal plataforma de criação e distribuição de conteúdos pedagógicos na U.Porto. Apesar disso, a aceitação internacional da plataforma Open edX e a diversificação da oferta formativa e dos modelos de ensino e aprendizagem que ela proporciona, justificam a sua inclusão no portefólio de ferramentas disponibilizadas à comunidade académica da U.Porto.