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Funcionalidades

Moodle U.PORTOA plataforma de e-learning Moodle U.Porto é um instrumento de aproximação de professores e estudantes fora do contexto da sala de aula, que permite utilizar diversas ferramentas para disponibilizar documentos de apoio, instrumentos de comunicação e atividades de colaboração e avaliação. As funcionalidades do Moodle são diversas, mas podemos dizer que se dividem em dois grandes grupos, recursos e atividades.

Recursos

Por “recursos” devemos entender os conteúdos estáticos, ou seja, conteúdos que criamos e disponibilizamos no espaço Moodle mas que não pressupõe interação com os estudantes, que podem adotar os mais variados formatos (ficheiros texto, imagem, audio, vídeo, hiperligações). Entre os vários tipos de recursos possíveis de criar no Moodle podemos destacar os seguintes:

  • Ficheiro  Ficheiro – Permite inserir um ficheiro como um recurso de consulta para os estudantes.
  • Galeria de imagens  Galeria de imagens – Permite criar uma galeria através da qual os estudantes podem visualizar um vasto conjunto de imagens.
  • Hiperligação  Hiperligação – Permite disponibilizar um link para uma página/conteúdo externo ao Moodle.
  • Livro  Livro – Permite criar um conteúdo com várias páginas, sendo possível organizar essas páginas em capítulos e subcapítulos. As páginas do livro podem conter texto mas também diversos elementos multimédia.
  • Página  Página – Permite construir no próprio Moodle, e através de um editor WYSIWYG, um conteúdo. As páginas criadas no Moodle podem incluir textos e elementos multimédia.
  • Pasta de ficheiros  Pasta – Permite criar no Moodle uma pasta e dentro desta disponibilizar um conjunto de ficheiros.

Atividades

As designadas “atividades” são conteúdos que pressupõem a participação ativa dos estudantes, podendo essas atividades funcionar num formato colaborativo ou individual, e serem ou não sujeitas a avaliação. As atividades são efetivamente a grande mais valia das plataformas de e-learning pelo nível de interação que permitem. Importa por isso destacar algumas das atividades disponíveis no Moodle:

  •   Trabalhos – Permite ao professor definir tarefas, receber os trabalhos (os estudantes podem enviar ficheiros em diversos formatos ou escrever diretamente a resposta usando o editor de texto da plataforma), comentar as submissões dos estudantes, rever e avaliar. Os estudantes podem submeter o trabalho individualmente ou em grupo.
  • Trabalho Turnitin  Trabalhos Turnitin – Permite aos estudantes submeterem os seus trabalhos para verificação da originalidade. Após a submissão do trabalho, o mesmo é enviado para análise ao software Turnitin que, após comprara o texto enviado pelo estudantes com milhares de referências no sentido de detetar eventual plágio, gera um relatório de similaridade que fica disponível para o professor e, se assim decidido pelo professor, também para os estudantes.
  • Teste  Testes – Permite que o professor construa testes com perguntas de diferentes tipologias como por exemplo escolha múltipla, verdadeiro/falso, resposta curta, desenvolvimento, entre muitas outras. Tanto perguntas como o próprio teste pode ser configurado com parâmetros de aleatoriedade e, mediante o tipo de pergunta adotada, o teste pode ser automaticamente corrigido e classificado.
  • Workshop  Workshop – Permite a entrega de trabalhos por parte dos estudantes com a posterior avaliação entre pares (estudante/estudante). A nota final é no entanto atribuída pelo professor, com base na avaliação dos pares.
  • Wiki  Wiki – Permite que todos os participantes trabalhem em conjunto, de modo assíncrono, na criação e edição de páginas em formato html, utilizando para o efeito apenas o navegador de Internet
  • Fórum  Fórum – Permite disponibilizar aos estudantes um espaço de comunicação assíncrona num ambiente online. O fórum, consoante o objetivo pretendido, pode assumir diferentes formatos.
  • Inquérito  Inquérito – Permite a criação de questionários à medida, com diferentes tipos de questões, que podem ser anónimos ou identificados.
  • Referendo  Referendo – Permite ao professor colocar uma questão específica, à qual posteriormente os estudantes respondem escolhendo uma das várias opções definidas pelo professor.
  • Glossário  Glossário – Permite criar uma lista de definições semelhante a um dicionário, podendo ser realizado de modo colaborativo, ou seja, professor e estudantes podem participar introduzindo termos.
  • Assiduidade  Assiduidade – Permite que se crie um registo de presenças dos estudantes.

Lembre-se que existem outros recursos e outras atividades para além das que aqui destacamos! Não deixe de contactar a nossa equipa para saber mais sobre o tipo de conteúdos que pode ter no espaço Moodle da sua UC, nomeadamente, saber como se criam e em que contexto poderá utilizá-los. Caso o pretenda, pode mesmo agendar uma reunião com um dos elementos da UTE que o ajudará na utilização e criação dos recursos e das atividades.

Materiais de apoio

Deixamos aqui alguns materiais de apoio à utilização da plataforma, dos quais destacamos os tutoriais vídeo: