Saltar para o conteúdo

Início / Panopto / Como começar?

Como começar?

panopto

 

 

 

Pode gravar e disponibilizar conteúdos aos estudantes no Moodle U.Porto em apenas 3 passos.

1º Passo: Preparação.

Antes de começar a usar o Panopto, é necessário que faça login no Moodle U.Porto para criar a UC no Panopto. Isto é conhecido com “Criar UC no Panopto” e pode consultar as instruções sobre como o fazer (relacionado: Não tenho UC no Moodle e/ou não sou docente. Posso aceder ao Panopto?)

2º Passo: Gravação.

Para gravar é necessário instalar o Panopto Recorder. Poderão fazê-lo através do bloco Moodle ou no backoffice do panopto. O gravador é muito simples de usar e funciona em Windows e Mac OS. Numa situação de emergência quando o computador que estiver a usar não lhe permitir instalar software, poderá usar a versão do gravador que funciona a partir de uma pendrive.
Os conteúdos poderão conter apresentações PowerPoint, vídeo, som, podendo o softaware ser usado com equipamentos profissionais ou com uma simples webcam. O limite é a imaginação de cada utilizador.

3º Passo: Edição e disponibilização.

Após gravar, o Panopto recorder fará automaticamente o upload do vídeo. Poderá, antes de disponibilizar a gravação, decidir se esta fica ou não visível para estudantes. O software permite ainda fazer a edição dos clips gravados, podendo cortar elementos que não pretenda ou incluir novos elementos.
Após a aprovação do vídeo para disponibilização, os estudantes poderão ver o link no bloco do Moodle para que não percam qualquer conteúdo – Saiba mais sobre como tornar as gravações disponíveis no Moodle.