Saltar para o conteúdo

Início / O que é o Panopto? / Gravar em 3 passos

Gravar em 3 passos

Pode usar o Panopto para gravar/transmitir uma aula ou evento académico como uma conferência ou seminário. Poderá contactar as Tecnologias Educativas para retirar dúvidas mas também para preparar a melhor forma de gravar a sua aula ou evento.

Panopto

1º Passo: Preparação (no moodle)

Entre no Moodle e adicione o bloco “Panopto-vídeos”. No bloco deve escolher o link “Criar a UC no Panopto”. Esta acção liga o Moodle ao Panopto, podendo assim os docentes criar vídeos e os estudantes vê-los. Pode consultar instruções passo-a-a-passo sobre como o fazer. NOTA: Não utiliza o Moodle ou não é docente? Faça o seu registo e será contactado pela nossa equipa.

2º Passo: Gravação (download e instalação do gravador)

Para gravar usa o Panopto Recorder. O download é feito no website da ferramenta Panopto (acede via bloco Panopto-vídeos no Moodle). Depois basta escolhera opção indicada para o seu sistema operativo. Para os computadores em que não seja possível instalar software, pode usar a versão que funciona a partir de uma pendrive (apenas para Windows).

3º Passo: Edição e disponibilização (no website da ferramenta panopto)

Depois de gravar e fazer upload do vídeo para o servidor Panopto, poderá editar os conteúdos. Após gravar, a partir do Panopto Recorder será feito o upload dos conteúdos. Se estiver apenas a fazer testes com a ferramenta, aconselhamos a que grave os conteúdos para a sua pasta pessoal.