Saltar para o conteúdo

Início / Quem somos / Histórico / Projeto E-learning@UP

Projeto E-learning@UP

Logo do Projeto E-learning@UP

Em 2003 a U.Porto deu início a um projeto-piloto tendo em vista criar condições para, de uma forma sistemática e sustentada, incrementar o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos na Universidade, numa perspetiva de blended-learning. Tratou-se da 1ª edição do Projeto E-learning@UP.

Este projeto com a duração de 5 anos foi desenvolvido sob a coordenação do Gabinete de Apoio para as Novas Tecnologias na Educação, atual UTE, no contexto da missão do já extinto Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns da Universidade do Porto de “impulsionar a coesão e o espírito institucional da Universidade do Porto, através da dinamização da cooperação entre todos os seus agentes e contribuir para a sua projeção a nível nacional e internacional, promovendo a excelência das suas atividades”.

O projeto E-learning@UP permitiu durante este tempo dinamizar a utilização das TIC, em particular da Internet, no processo de ensino/aprendizagem, através da criação de uma componente online, de apoio às aulas presenciais. Pretendia-se que os docentes disponibilizassem conteúdos pedagógicos online nas plataformas de e-learning da Universidade, fomentando a utilização de recursos eletrónicos na sua prática pedagógica. Além disso, desejava-se ampliar o repositório de recursos online da Universidade, assim como avaliar o impacto do e-learning na melhoria da qualidade do ensino.

A abordagem pedagógica da componente online, ao longo dos 5 anos de projeto (2003-2008), não obedeceu a um modelo rígido de organização de materiais e estratégias de comunicação. De igual modo, os docentes da U.Porto tiveram ao seu dispor em cada ano letivo mais do que uma plataforma de e-learning para a disponibilização desses materiais e gestão do ambiente online com os seus estudantes.

Plataformas utilizadas ao longo do Projeto E-learning@UP

A abordagem pedagógica da componente online, ao longo dos 5 anos de projeto (2003-2008), não obedeceu a um modelo rígido de organização de materiais e estratégias de comunicação. De igual modo, os docentes da U.Porto tiveram ao seu dispor em cada ano letivo mais do que uma plataforma de e-learning para a disponibilização de materiais.

De acordo com a formação lecionada e acompanhamento personalizado que a U.Porto ofereceu sempre aos seus docentes, estes puderam livremente escolher entre duas plataformas de e-learning e receber sempre o apoio necessário no desenvolvimento e colocação de materiais on-line. Assim, foram sendo utilizadas e testadas as seguintes plataformas ao longo do tempo:

  • LUVIT
  • WebCT Campus Edition
  • WebCT VISTA
  • Moodle

A utilização diversificada de plataformas de e-learning, permitiu adquirir uma visão crítica do portefólio de ferramentas de disponibilização e criação de conteúdos, comunicação, interação e avaliação de cada uma das plataformas utilizadas durante este período de tempo. Com este conhecimento consolidado, a posterior tomada de decisão relativamente à plataforma a utilizar no futuro foi mais facilitada e confiante pois foi fundamentada nos dados reais de utilização pela comunidade académica.

O projeto foi inicialmente dividido em seis fases: sensibilização para o projeto em todas as faculdades da U.Porto; seleção das unidades curriculares (UC); desenvolvimento de uma componente on-line para cada UC; implementação junto dos estudantes; avaliação e disseminação.

Nos 5 anos de duração do projeto E-learning@UP foram vários os apoios institucionais que permitiram implementar esta estratégia de sucesso na U.Porto.

Projeto E-learning@UP | 2003-2004

A edição 2003-2004  contou com o apoio do POS_Conhecimento e envolveu 26 unidades curriculares, 21 docentes, 7 faculdades e aproximadamente 2000 alunos.

Logo do POS_C

Projeto E-learning@UP | 2005-200

Após o sucesso da edição piloto houve um aumento exponencial de participações de novos docentes no projeto e  desenvolveram-se conteúdos de elevado nível científico, técnico e pedagógico. A edição 2004-2005 foi apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Logo Fundação Calouste Gulbenkian

 

Ao longo dos cinco anos do projeto E-Learning@UP foram vários os conteúdos produzidos em colaboração com os docentes que integraram este projeto.

Pela sua importância neste contexto, partilhamos algum desse material produzido no período compreendido entre 2003 e 2008:

Livros e CD-ROMs

Durante o período de duração do projeto foram produzidas diversas publicações que compilam os casos de estudo dos docentes envolvidos no projeto:

  • E-Learning@UP2003|04 (esgotado)
  • E-Learning@UP2004|05 (livro e CDROM em stock)*
  • E-Learning@UP2005|06 (CDROM em stock)*
  • E-Learning@UP2006|07 (esgotado)
  • E-Learning@UP2007|08 (CDROM em stock)*

* Poderá solicitar exemplares via elearning@up.pt  até exaustão de stock.

Sítios de apoio

Nos dois primeiros anos desenvolveram-se portais específicos de apoio, informação e divulgação do projeto:

Nos anos seguintes as informações relativas ao projeto foram integradas no portal de e-learning da U.Porto.