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Início / Tecnologias / Google @U.PORTO / Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

1. Informação geral

1. O que é Google for Education @U.Porto? O que posso fazer com este serviço?
2. Em que é que o serviço Google for Educação @U.Porto difere do serviço google normal?
3. Que aplicações são oferecidas?
4. Quem pode utilizar Google for Education @U.Porto?
5. Sou estudante de formação contínua. Posso utilizar este serviço?
6. Irá ser criada uma Conta Google U.Porto para cada membro da comunidade académica?
7. Não tenho a certeza se quero ou não utilizar este serviço. Poderei consultar alguém para me esclarecer melhor sobre ele?
8. O que acontece à minha conta se eu sair da Universidade do Porto?
9. Como é que apago a minha conta g.uporto.pt?

2. Criar e aceder a uma conta g.uporto.pt

1. Como crio uma conta g.uporto.pt?
2. Quais as credenciais de acesso que utilizo?
3. Posso alterar a palavra-chave da conta g.uporto.pt?
4. Não consigo aceder à minha conta após ter solicitado a sua criação. O que devo fazer?
5. Criei a minha conta, consigo aceder mas os meus colegas não me conseguem encontrar no diretório. O que se passa?
6. Criei a minha conta e consigo aceder. Como é que os meus colegas me encontram e partilham documentos comigo?

3. Utilizar o serviço

1. Qual o browser recomendado?
2. Qual a quota de armazenamento do Google Drive?
3. Que tipo de trabalho posso fazer no meu espaço g.uporto.pt?
4. É possível pesquisar pessoas dentro do domínio U.Porto da Google?
5. Que informação será visualizada no directório de contactos?
6. Posso impedir que o meu contacto não seja pesquisável dentro do domínio U.Porto?
7. Posso pesquisar pessoas que não estejam no domínio g.uporto.pt?

4. E-mail e Calendário

1. Qual é o meu endereço de e-mail em g.uporto.pt?
2. Deverei usar a minha conta do webmail U.Porto ou a do g.uporto.pt? Porquê?
3. A conta de e-mail g.uporto.pt terá apoio por parte do helpdesk da U.Porto?
4. Qual a quota da minha conta g.uporto.pt?
5. Posso utilizar o meu dispositivo móvel para aceder à minha conta de e-mail de g.uporto.pt?
6. Posso reencaminhar o meu e-mail institucional para a minha conta do gmail g.porto.pt e vice-versa?

5. Grupos Google

1. O que é um grupo google?
2. Como solicito a criação de um grupo?
3. Posso partilhar conteúdos somente com um grupo?

6. Segurança e privacidade

1. Privacidade da informação
2. Segurança

7. Google Drive

1. Criei um documento no Drive. Quem é que tem acesso a ele?
2. Como posso partilhar os conteúdos do meu Drive?
3. Quem é que pode partilhar um documento?
4. Posso partilhar conteúdos com pessoas externas à U.Porto?
5. Posso copiar conteúdos que tenho na minha conta Google pessoal para a conta g.uporto.pt?
6. Qual é a diferença entre “O meu disco”, “Partilhado comigo” e o “Adicionar a: O meu disco”?
7. Como posso aceder aos meus conteúdos em múltiplos dispositivos?
8. O que significa sincronizar o meu Drive (na web) com o meu computador ou dispositivo móvel?
9. O que significa o modo off-line?
10. Como apagar conteúdos do meu Drive?
11. Apaguei um documento sem querer no Drive. Posso recuperá-lo?
12. Posso “dar” um documento do meu Drive a alguém?
13. Como posso fazer cópias de segurança da minha Drive?

8. Google Classroom

1. O que é o Google Classroom?
2. Quem pode criar uma turma no Google Classroom?
3. Como criar uma turma (classroom class)?
4. O que significa ser professor no Classroom dentro do Google for Education @U.Porto?
5. Como é que os estudantes acedem à turma que criei no Classroom?
6. Posso adicionar colegas docentes à minha turma?
7. Onde é que ficam guardados os recursos da turma?
8. A turma que criei já deixou de ser necessária. O que devo fazer?
9. Arquivei uma turma mas queria voltar a utilizá-la. O que devo fazer?
10. Enganei-me na criação de uma turma. Como é que a elimino?


1. Informação geral

1. O que é Google for Education @U.Porto? O que posso fazer com este serviço?

Google for Education @U.Porto fornece a membros da comunidade académica um conjunto de ferramentas online para colaboração e comunicação, para uso no ensino e aprendizagem, na investigação e no trabalho administrativo geral.
Estas ferramentas permitem colaborar em documentos de texto, realizar chats ao vivo com os membros da comunidade da U.Porto, criar sites simples e criar grupos de trabalho/discussão.

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2. Em que é que o serviço Google for Educação @U.Porto difere do serviço google normal?

Toda a comunidade U.Porto passa a usufruir de um serviço que inclui aplicações exclusivas em Google for Education como a Classroom, e-mail no domínio g.uporto.pt, acesso ao Drive, Calendário, Sites e capacidade de armazenamento superior a uma conta normal google ilimitada. Também não existe publicidade.

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3. Que aplicações são oferecidas?

Neste serviço são fornecidas 9 aplicações base:

1. Calendário: Organizar a sua agenda e partilhar eventos com amigos.
2. Classroom: Permite criar e organizar trabalhos, enviar comentários e comunicar facilmente com uma turma.
3. Contactos: Gerir os seus contactos.
4. Drive: Criar, partilhar e guardar todos os seus ficheiros num único lugar. Partilhar ficheiros com outras pessoas e editá-los em conjunto e em tempo real.
5. Gmail: Um e-mail com menos spam.
6. Google Talk/Hangouts: Vídeo HD, conversas de voz ou de texto em todos os seus dispositivos.
7. Grupos do Google: Criar listas de correio e grupos de debate.
8. Sites: Criar, partilhar e publicar Web sites.
9. Telemóvel: Google Sync para dispositivos móveis.

Existem ainda serviços google adicionais que podem ser utilizados, como:
» Google Fotos: Armazenar e partilhar fotos online com o Google Fotos e os Álbuns Web Picasa.
» Google+
» YouTube

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4. Quem pode utilizar Google for Education @U.Porto?

Todos os utilizadores da U.Porto que possuam uma conta no SIGARRA.

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5. Sou estudante de formação contínua. Posso utilizar este serviço?

Se no curso da sua formação lhe forem atribuídas credenciais de acesso ao sistema de informação da Universidade do Porto (SIGARRA), poderá ter acesso ao serviço Google for Education @U.Porto.

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6. Irá ser criada uma Conta Google U.Porto para cada membro da comunidade académica?

Não. As contas g.uporto.pt serão criadas pelo próprio utilizador se assim o desejar.

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7. Não tenho a certeza se quero ou não utilizar este serviço. Poderei consultar alguém para me esclarecer melhor sobre ele?

Contactar o helpdesk@uporto.pt

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8. O que acontece à minha conta se eu sair da Universidade do Porto?

Alumni U.Porto
Todos os alumni U.Porto continuam com direito de acesso a alguns serviços da universidade, incluindo acesso ao SIGARRA e à sua conta Google U.Porto;

Docentes Aposentados
Os docentes U.Porto aposentados preservam oacesso ao SIGARRA e à sua conta Google U.Porto;

Não Docentes que cessam vínculo com a U.Porto
Os trabalhadores não docentes da U.Porto quando cessam o vínculo à universidade deixam de ter acesso ao SIGARRA e, por conseguinte, também deixam de ter acesso à sua conta Google U.Porto;

Enquanto ainda for um utilizador válido da comunidade U.Porto, faça o backup regular dos seus documentos existentes na sua conta g.uporto.pt e quando quiser poderá sempre fazer o “takeout” [https://myaccount.google.com/privacy#takeout] dos conteúdos associados à sua conta.

 

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9. Como é que apago a minha conta g.uporto.pt?

Alguns dos serviços ou produtos disponibilizados, tais como o Google+ ou o YouTube podem ser apagados pelo próprio utilizador acedendo a “A minha conta (myaccount.google.com)”>Preferências da conta > “Eliminar conta ou serviços”. Para eliminar toda a conta, terá de contactar o helpdesk@uporto.pt a requerer que um administrador o faça indicando o seu número mecanográfico.

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2. Criar e aceder a uma conta g.uporto.pt

1. Como crio uma conta g.uporto.pt?

Aceder ao SIGARRA da sua UO > Autenticar-se > Na página pessoal selecionar Conta Google do menu à direita > Nesse momento será apresentada uma nova página com os termos de uso do serviço e com informação adicional. Após aceitar os termos de uso a conta será criada consoante as indicações no ecrã. Receberá ainda um email de confirmação do processo no seu endereço de email institucional.

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2. Quais as credenciais de acesso que utilizo?

Para aceder ao serviço Google U.Porto deverá utilizar as credenciais de AAi.

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3. Posso alterar a palavra-chave da conta g.uporto.pt?

Não. As credenciais de acesso, incluindo a palavra-chave são as da autenticação federada AAi e, como tal, poderá alterar a password de acesso na página onde habitualmente altera a password do SIGARRA.

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4. Não consigo aceder à minha conta após ter solicitado a sua criação. O que devo fazer?

Deverá contactar o helpdesk da U.Porto enviando um email para helpdesk@uporto.pt indicando o seu número mecanográfico e qual o problema que encontrou.

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5. Criei a minha conta, consigo aceder mas os meus colegas não me conseguem encontrar no diretório. O que se passa?

Após ter solicitado a criação de conta no domínio Google @U.Porto, poderá demorar cerca de 24horas até o seu contacto aparecer no diretório de contactos. Caso o problema persista, contacte por favor o helpdesk@uporto.pt indicando o seu número mecanográfico.
Nota: Ainda que o seu nome não apareça listado no diretório, é possível partilhar documentos consigo utilizando para isso o endereço de email Google U.Porto (up1234…@g.uporto.pt).

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6. Criei a minha conta e consigo aceder. Como é que os meus colegas me encontram e partilham documentos comigo?

Se a sua conta está criada no domínio g.uporto.pt qualquer pessoa poderá partilhar documentos consigo utilizando o seu endereço de e-mail do domínio, ie, o up1234…@g.uporto.pt , onde o campo numérico representa o seu número único de estudante ou número mecanográfico na U.Porto.
Começando a escrever um nome, em autocomplete, aparecerão sugestões de utilizadores bastando depois selecionar o pretendido.

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3. Utilizar o serviço

1. Qual o browser recomendado?

Sendo um conjunto de ferramentas Google há vantagens em utilizar o Google Chrome, mas poderá utilizar qualquer browser.

Macintosh: Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari
Windows: Google Chrome, Mozilla Firefox
Linux: Google Chrome, Mozilla Firefox

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2. Qual a quota de armazenamento do Google Drive?

Ilimitada.

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3. Que tipo de trabalho posso fazer no meu espaço g.uporto.pt?

Google for Education @U.Porto é apropriado para atividades de ensino e aprendizagem (por exemplo, projetos colaborativos em sala de aula), para trabalho confidencial (organização de eventos departamentais), ou para uso geral de atividades relacionadas com a Universidade. Trabalho que envolva documentação mais sensível não deverá ser realizado utilizando estas ferramentas.

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4. É possível pesquisar pessoas dentro do domínio uporto da Google?

Sim. É possível pesquisar pessoas que criaram uma conta Google U.Porto e que disponibilizam o seu contacto para pesquisa no diretório da U.Porto. 

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5. Que informação será visualizada no directório de contactos?

A informação que aparece é nome e endereço de e-mail do domínio.

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6. Posso impedir que o meu contacto não seja pesquisável dentro do domínio U.Porto?

Sim. Deverá contactar o helpdesk@uporto.pt indicando o seu número mecanográfico e manifestando vontade de não se encontrar pesquisável no diretório Google @U.Porto.

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7. Posso pesquisar pessoas que não estejam no domínio g.uporto.pt?

Não, mas é possível partilhar documentos com utilizadores externos ao serviço Google for Education @U.Porto. Utilizadores externos também poderão partilhar documentos consigo.

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4. E-mail e Calendário

1. Qual é o meu endereço de e-mail em g.uporto.pt?

o seu endereço de e-mail é up1234…@g.uporto.pt , onde o campo numérico representa o seu número de estudante ou número mecanográfico na U.Porto.

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2. Deverei usar a minha conta do webmail U.Porto ou a do g.uporto.pt? Porquê?

Qualquer uma das contas tem as suas vantagens e poderá utilizar a que desejar, ou mesmo as duas. Poderá também redireccionar o correio de uma conta para a outra.

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3. A conta de e-mail g.uporto.pt terá apoio por parte do helpdesk da U.Porto?

Sim.

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4. Qual a quota da minha conta g.uporto.pt?

Ilimitada.

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5. Posso utilizar o meu dispositivo móvel para aceder à minha conta de e-mail de g.uporto.pt?

Sim. Tenha em atenção que nas configurações terá sempre de realizar a autenticação federada. Em muitos casos, para que isso seja feito, é necessário carregar na tecla “menu” (ou similar) do dispositivo móvel aquando do pedido para inserir login/password, para aceder a “autenticaçao via web” (ou similar).

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6. Posso reencaminhar o meu e-mail institucional para a minha conta do gmail g.porto.pt e vice-versa?

Sim. Pode reencaminhar o seu e-mail para qualquer conta, institucional ou pessoal, interna ou externa à U.Porto.

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5. Grupos Google

1. O que é um grupo google?

Um Grupo do Google é uma lista de e-mails que inclui endereços de membros e também tem um endereço próprio. Pode usar grupos para comunicar e colaborar de forma mais eficiente com colegas de trabalho.
Os seus utilizadores podem aceder aos grupos em: http://groups.g.uporto.pt Os grupos são “Privados”, o que significa que ninguém externo ao domínio pode aceder aos grupos. Os membros externos existentes só podem enviar e-mail para grupos. Apenas os administradores de domínio podem criar grupos, devendo a sua criação ser solicitada.

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2. Como solicito a criação de um grupo?

Preencher o formulário de pedido de criação de grupo.

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3. Posso partilhar conteúdos somente com um grupo?

Pode partilhar conteúdos com vários grupos e com várias pessoas. Tenha em atenção que todos os membros do grupo terão os privilégios atribuídos na partilha.

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6. Segurança e privacidade

1. Privacidade da informação

A privacidade da informação alojada no espaço Google institucional, no que respeita à atuação da UP digital, está protegida nos termos da lei do cibercrime (Lei n.º 109/2009), tal como sucede com as restantes infraestruturas geridas pela UP digital. Ao serviço Google U.Porto aplicam-se ainda as políticas de privacidade e de acesso a dados da Google.

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2. Segurança

O serviço Google U.Porto é apropriado para atividades de ensino e aprendizagem (por exemplo, projetos colaborativos em sala de aula), para trabalho confidencial (organização de eventos departamentais), ou para uso geral de atividades relacionadas com a Universidade. Trabalho que envolva documentação mais sensível não deverá ser realizado utilizando estas ferramentas.

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7. Google Drive

1. Criei um documento no Drive. Quem é que tem acesso a ele?

Todos os documentos criados são, por omissão, privados e de acesso exclusivo do próprio criador (owner ou proprietário)

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2. Como posso partilhar os conteúdos do meu Drive?

Utilizando a funcionalidade de partilha pode partilhar os conteúdos (documentos e pastas) a dois níveis:

primeiro definir a visibilidade de arquivos ou pastas através da partilha com o link, ie, se,

  • Desactivado = partilha apenas com pessoas e/ou grupos específicos
  • Qualquer pessoa dentro de Universidade do Porto com o link
  • Qualquer pessoa dentro de Universidade do Porto
  • Qualquer pessoa com o link
  • Público na Web

e seguidamente, definir as ações que os outros utilizadores podem realizar no seu documento, ie, se podem editar, comentar ou apenas ver;

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3. Quem é que pode partilhar um documento?

Os proprietários podem definir e alterar as definições de partilha. Caso o documento seja partilhado com privilégios de edição, o proprietário do documento pode decidir se os utilizadores que podem editar também poderão partilhar o documento. Os colaboradores com quem o documento for partilhado podem retirar-se da partilha, mas não podem retirar a propriedade do documento ao proprietário.

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4. Posso partilhar conteúdos com pessoas externas à U.Porto?

Sim.

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5. Posso copiar conteúdos que tenho na minha conta Google pessoal para a conta g.uporto.pt?

Pode. Tenha em atenção que se partilhar os conteúdos entre as duas contas eles irão continuar associadas ao mesmo proprietário, ie, a ocupar o armazenamento da conta pessoal. Se optar por fazer upload dos conteúdos para a Drive da conta g.uporto.pt eles serão criados nessa altura (as datas ficarão todas idênticas e iguais ao momento do upload).

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6. Qual é a diferença entre “O meu disco”, “Partilhado comigo” e o “Adicionar a: O meu disco”?

 

  • “O meu disco”
    aqui encontrará todos os documentos criados por si na sua Drive, tanto os novos documentos formato Google como os que fez upload para a sua Drive. Quando usa a aplicação desktop Google Drive pode sincronizar todos ou parte destes conteúdos com uma pasta local no seu computador;
  • “Partilhado comigo”
    aqui vai encontrar todos os documentos e pastas criados por outros utilizadores e que foram partilhados consigo. Estes documentos e pastas apenas estão disponíveis no Drive a não ser que os adicione ao seu disco;
  • “Adicionar a: O meu disco”
    quando selecciona um documento que foi partilhado consigo pode adicioná-lo ao seu disco, ie, fazer com que esse documento apareça no “O meu disco” ainda que não seja o seu proprietário. A vantagem em fazer esta acção é que assim os documentos partilhados consigo também podem ser sincronizados usando as aplicações desktop da Google Drive;

 

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7. Como posso aceder aos meus conteúdos em múltiplos dispositivos?

Para poder aceder aos conteúdos do Drive em múltiplos dispositivos (computadores e dispositivos móveis) deverá instalar as respectivas aplicações e ativar a sincronização.

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8. O que significa sincronizar o meu Drive (na web) com o meu computador ou dispositivo móvel?

Quando instala as aplicações tanto no computador (ver Drive para pc/mac) ou em dispositivos móveis (apps para iOS e para android) irá ocorrer uma sincronização, ie, no caso da aplicação para computador, uma cópia dos arquivos e pastas dos quais você fez upload, assim como seus criados no seu Drive Google (os conteúdos de “O meu disco”) para uma pasta no seu computador e, no caso de um dispositivo móvel, criará uma lista dos conteúdos que poderão depois ser acedidos a partir do próprio dispositivo.

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9. O que significa o modo off-line?

Quando ativado o modo off-line poderá aceder e editar os seus conteúdos do Drive mesmo sem ter uma ligação à internet. Esta funcionalidade só é possível se se usar o Google Chrome e se tiver os seus ficheiros sincronizados localmente.

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10. Como apagar conteúdos do meu Drive?

Pode apagar documentos usando o menu contextual e escolhendo a opção “Remover” ou mover para o “Lixo”. Quando apagar um documento, ele irá ser (re)movido para a pasta “Lixo”. No caso de ter os ficheiros sincronizados, os documentos irão ser movidos para o lixo do computador.

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11. Apaguei um documento sem querer no Drive. Posso recuperá-lo?

Se o documento ou pastas ainda estiverem no “Lixo”, é possível apagá-los permanentemente ou restaurar os documentos e pastas que lá existem.

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12. Posso “dar” um documento do meu Drive a alguém?

Por omissão, o utilizador é o proprietário dos arquivos que cria ou que envia para o Drive. No entanto, pode transferir a propriedade dos seus documentos do Google para quem quiser dentro do domínio.

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13. Como posso fazer cópias de segurança da minha Drive?

Se tiver o Drive sincronizado com uma pasta no seu computador, pode fazer cópias de segurança de documentos e de pastas rápida e localmente copiando o que pretende da pasta “Google Drive” para outra pasta. Se não tiver efectuado a sincronização, poderá ir ao Drive, seleccionar o que pretende e usar a funcionalidade “Transferir”. No caso de pastas ou grupos de documentos, o conteúdo será transferido e agrupado num ficheiro compactado (.zip). Poderá ainda fazer uma cópia de qualquer documento (mais específica e dependendo do tipo de documento original) usando a funcionalidade “Transferir como…”

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8. Google Classroom

1. O que é o Google Classroom?

O Google Classroom oferece aos utilizadores uma forma simples de criar, recolher, avaliar e devolver tarefas em formato digital utilizando as ferramentas Google dentro de um espaço designado por “Turma”. Numa turma, é possível convidar alunos para a turma, criar tarefas, postar comunicados, devolver tarefas corrigidas e enviar mensagens para os alunos. Nas turmas, os alunos podem comentar notícias, partilhar publicações com colegas e entregar trabalhos.

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2. Quem pode criar uma turma no Google Classroom?

Qualquer utilizador do serviço Google for Education @U.Porto poderá criar uma turma.

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3. Como criar uma turma (classroom class)?

Aceder ao Classroom http://classroom.g.uporto.pt e seleccionar o + que se encontra no canto superior direito. Poderá desde logo configurar a sua nova turma, convidar estudantes e atribuir trabalhos.

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4. O que significa ser professor no Classroom dentro do Google for Education @U.Porto?

Ser professor significa que se pode criar turmas dentro do Classroom. Todos os professores autorizados pertencem ao grupo “Classroom Teachers” e podem participar em debates ou colocar questões no fórum do grupo.

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5. Como é que os estudantes acedem à turma que criei no Classroom?

Pode convidar estudantes manualmente ou pode divulgar o “código de turma” aos estudantes que eles próprios se auto-inscrevem. Se quiser adicionar estudantes manualmente, um a um ou por grupos, poderá selecionar elementos dos seus contatos ou procurar no Diretório.

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6. Posso adicionar colegas docentes à minha turma?

Sim. Como professor principal pode convidar outros professores para a gestão da turma. Só o professor principal é que poderá retirar estes professores auxiliares.

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7. Onde é que ficam guardados os recursos da turma?

Quando cria a turma é também criada uma pasta no seu disco do Drive com o mesmo nome que a turma. é nessa pasta que irão ser criados e guardados os recursos. Quando adicionar professores auxiliares à turma essa pasta será partilhada com eles.

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8. A turma que criei já deixou de ser necessária. O que devo fazer?

Se a turma já não está em funcionamento, ativa, poderá arquivá-la.

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9. Arquivei uma turma mas queria voltar a utilizá-la. O que devo fazer?

Deverá ir ao menu “Aulas” do lado esquerdo e ao fundo escolher a opção “Aulas arquivadas”. Quando aparecer a lista de Turmas arquivadas deverá escolher a opção “Restaurar”.

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10. Enganei-me na criação de uma turma. Como é que a elimino?

Só pode eliminar turmas arquivadas. Assim, deverá selecionar a turma que deseja eliminar, no menu vertical (3 pontos) selecionar “arquivar”. Seguidamente deverá ir ao menu “Aulas” do lado esquerdo e ao fundo escolher a opção “Aulas arquivadas”. Quando aparecer a lista de Turmas arquivadas deverá escolher a opção “Eliminar”. Atenção, não é possível recuperar a turma depois de eliminada mas a pasta continuará no seu Google Drive.

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