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Gravar em 3 passos

Pode usar o Panopto para gravar/transmitir uma aula ou evento académico como uma conferência ou seminário. Poderá contactar as Tecnologias Educativas para retirar dúvidas mas também para preparar a melhor forma de gravar a sua aula ou evento. Pode consultar tutoriais Panopto aqui.

Panopto

1º Passo: Preparação (no moodle)

Entre no Moodle e adicione o bloco “Panopto-vídeos”. No bloco deve escolher o link “Criar a UC no Panopto”. Esta acção liga o Moodle ao Panopto, podendo assim os docentes criar vídeos e os estudantes vê-los (ver tutorial). NOTA: Não utiliza o Moodle ou é funcionário não docente? Faça o seu registo e será contactado pela nossa equipa.

2º Passo: Gravação (download e instalação do gravador)

Para gravar usa o Panopto Recorder. Depois de aceder ao Panopto, através do bloco Panopto-vídeos no Moodle, pode ver a opção “Download Panopto” por debaixo do seu nome (canto superior direito). Os estudantes só conseguem ver esta opção se os docentes permitirem a entrega de trabalhos de vídeo.

3º Passo: Edição e disponibilização (no website da ferramenta Panopto)

Depois de gravar e carregar os conteúdos para o Panopto, poderá ainda editá-los. Pode também carregar conteúdos no seu computador para o Panopto. Para que os estudantes possam ver os conteúdos, deve colocá-los na pasta da UC no Panopto. As sessões irão aparecer no bloco lateral Panopto-vídeos. A pasta pessoal “A minha pasta” é a sua área de testes e os conteúdos nela contidos só podem ser vistos pelo próprio utilizador.