Saltar para o conteúdo

Início / Vídeos por estudantes

Vídeos por estudantes

Esta página é destinada a docentes e explica como permitir aos estudantes criarem conteúdos com o Panopto. Para o fazer a UC no Moodle deve estar criada no Panopto, através da colocação do bloco Panopto-vídeos (ver tutorial).

É estudante e quer saber como usar o Panopto? Consulte o tutorial sobre submissão por estudantes.

Os vídeos feitos por estudantes podem servir vários objetivos como:

– o aproveitamento, para outro fim, do tempo tradicionalmente dedicado a apresentações de estudantes;
– a gravação de trabalhos de campo, fora da sala de aula;
– a gravação autónoma sem a presença do docente, quando esta pode comprometer a sua performance;
– a avaliação dos estudantes em contextos contextos não-presenciais.

Cenário de utilização

Para uma atividade, os estudantes têm de fazer uma apresentação vídeo, individualmente ou em grupo. O docente cria a pasta de atribuições, permitindo aos estudantes usarem o Panopto para a criação e armazenamento de conteúdos. Os estudantes podem usar o seu computador (imagem+apresentação) ou o dispositivo móvel (imagem) para gravarem. Estando as gravações carregadas no Panopto, os estudantes podem rever, editar e apagar os conteúdos. Na data de final de entrega, o docente fecha a pasta de atribuições, impedindo novas submissões de estudantes.

Nota: Para melhor avaliar os trabalhos submetidos pelos estudantes, recomenda-se a criação de uma submissão de trabalho online no Moodle. Uma vez que cada estudante poderá fazer gravações de teste antes do vídeo final, o trabalho online no Moodle permite ao docente saber exatamente qual o vídeo a ser considerado para avaliação e, ao mesmo tempo, fornecer feedback sobre o trabalho sem sair do ambiente Moodle. Este é um passo adicional e facultativo.

 

1 – Criar Pasta de Atribuição (assignments)

[Ver tutorial: Como criar e fechar pasta de atribuições]

A pasta de atribuições é uma subpasta da UC e será identificada por “O nome da unidade curricular [Assignments]”. É apenas para esta subpasta da UC que os estudantes poderão gravar ou carregar conteúdos. Como docente, poderá consultar a qualquer momento as submissões dos estudantes.

Nota: Para permitir que os estudantes possam ver os conteúdos uns dos outros durante a fase de submissões, entrando nas definições da pasta de submissões, no separador Definições, escolher a opção “Permitir aos visualizadores ver as sessões de cada um”.

Para acederem à pasta os estudantes seguem os mesmos passos do docente. Depois de carregarem no botão “Acesso Panopto”, na unidade curricular no Moodle, acedem ao Panopto e podem ver a pasta de atribuições.

2 – Quando chegar ao termo do trabalho

Na data de fecho do trabalho, o docente fecha a pasta de atribuições. Os estudantes deixarão de conseguir carregar ou editar conteúdos. 

Poderá mover os conteúdos dos estudantes para fora da pasta de trabalhos ou escolher alterar as permissões de partilha. Para que os estudantes da UC consigam ver os vídeos produzidos por todos os seus colegas, deverá carregar sobre a opção “Herdar da pasta principal”.


Nota: Apenas será possível alterar as definições de partilha de uma pasta de atribuições se esta estiver fechada. Ao carregar sobre “Herdar da pasta principal” irá surgir a janela mais abaixo. Deverá selecionar a opção “Herdar”.

 

Porquê gravar com o Panopto e não carregar diretamente no Moodle?

  1. Os estudantes não precisam de ter conhecimentos de edição e produção de vídeo para conseguirem usar o gravador Panopto no seu computador.
  2. Os vídeos podem ser editados sem a necessidade de software extra. 
  3. Quando o vídeo está no Panopto o docente não terá problemas de visualização associados a CODECS.
  4. A visualização do vídeo pelos estudantes é igual à do docente.
  5. No Panopto não existem limites de upload para ficheiros grandes. O moodle U.Porto está pensado para receber entregas de documentos, mas é necessário estabelecer um limite para se garantir a estabilidade do sistema.